TPM, Gestão e Gente

Há algum tempo atrás, li de passagem um artigo na rede diferenciando Complicado de Complexo. Mesmo consternado por não citar o autor – não me recordo – vou utilizar esta ideia para elaborar sobre o tema trabalho em grupo.

Complicado seria algo com muitos nós, todos conhecidos e com barreiras que algum momento já foram abordadas. Pouca ou nenhuma presença de aspectos subjetivos. Algoritmos de decisão são benvindos já que a chance de desvios relevantes é muito pequena. O gerenciamento é simples e de baixa frequência. Poucas coisas interferem no que foi decidido.

Complexo se relaciona com incertezas – quanto aos nós existentes e quanto às barreiras – ou como aborda-las. Ou seja, variáveis apenas suspeitadas  ou pouco exploradas. O gerenciamento é contínuo. Me parece que a atenção do gestor é subordinada a estes aspectos.

O complicado e o complexo são partes de qualquer projeto, e  já podemos intuir o peso que o aspecto humano pode ter em qualquer modelo de gestão.

– No trabalho em equipe diferenças e habilidades individuais são parte da história de sucesso.

– Como todo grupo humano, cada indivíduo é cônscio de sua importância e de como está sendo reconhecido – ambiguidades são percebidas.

– O reconhecimento – quem capitaliza o que – é relevante. Claro que a equipe deve auferir os louros da vitória, mas o individuo diferenciado deve ser reconhecido.

– A estratégia deve privilegiar o trabalho coletivo, mas sempre deixar espaço para o talento individual.

A disciplina aos protocolos gerados pelo grupo devem prever espaço para a criatividade e revisão – e isso deve ser estimulado.

Na manufatura, onde foi adotado o modelo TPM, os aspectos complexos do processo são abordados pelo pilar de Capacitação e Treinamento, e este pilar deve ser o vetor da integração entre os pilares.

Se não cuidarmos dos aspectos subjetivos que estão sempre presentes em equipes de trabalho, e não integrarmos os pilares com o C&T, implementar TPM se transforma em fazer do mesmo com formulários diferentes.

O elemento transformador é a pessoa. Foco nela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *